terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Transportando Sonhos

Talvez seja difícil mensurar o que acontece dentro do coração de quem é apaixonado por ônibus como eu, mas mesmo assim gostaria de expressar alguns sentimentos.
Quando vejo um ônibus, não vejo simplesmente um veiculo de passageiros e sim um transporte de sonhos. Fico imaginando o que se passa na cabeça de cada passageiro que lá se encontra, fico pensando em quantas esperanças, desafios, pensamentos, tristezas, alegrias, pairam sobre a mente e o coração de cada um.
Olhando para eles, os ônibus, principalmente aqueles que vem de longe, busco ler seus itinerários que por uma benção vem com origem e destino, e naquele momento penso na quantidade de horas e por vezes dias que aquele veiculo já passou ou ainda passará nas estradas, levando nas suas entranhas todo esse misto de sentimentos interiores.
Como paulistano, apaixonado pela cidade onde vivo, dona do maior terminal rodoviário da América Latina, há centenas de itinerários tendo São Paulo como destino e assim, quando tenho a oportunidade de ir até o terminal, fico por vezes horas observando as plataformas de desembarque, e ali, naquele momento, sinto meu coração se encher de emoção, que não consigo explicar o significado, porém é algo sublime, maravilhoso, incrível, pois posso acompanhar de perto, no momento em que muitos daqueles passageiros descem pela última vez daquele veiculo, a emoção de cada um. Por vezes observo que vários familiares vêm receber aquele passageiro, com uma alegria gigantesca de ter a oportunidade de rever um ente querido há muito tempo distante. Vejo os olhos daqueles que vem sozinhos a essa Metrópole tentar uma nova vida, buscar uma nova oportunidade, sinto naqueles momentos em que aguardam suas malas e inconscientemente olham pela última vez para aquele monstro sobre rodas e o agradecem em silêncio, por tê-los trazido em segurança.
É obvio que isso acontece em qualquer terminal, e talvez alguém diga:
- Que bobagem isso acontece o tempo todo nos aeroportos...
Não há como se discutir isso, porém o que mais me fascina é a capacidade que o ônibus tem de buscar essas tão agradecidas pessoas no mais longínquo vilarejo de qualquer lugar do país ou do mundo, sem restrições, enfrentando qualquer barreira ou dificuldade, para que essas pessoas possam realizar seus desejos utilizando-se desse tão maravilhoso meio de transporte.

Tenho a graça Divina de ser filho de nordestinos que se utilizaram desse transporte para vir para São Paulo e viver esse sonho todos os dias e fico realmente emocionado em imaginar tudo o que se passava na cabeça dos meus pais quando estavam sentados nas poltronas dos ônibus da Viação São Geraldo que os trouxe pra cá permitindo, porque não dizer, que eu existisse para poder expressar essas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário